Tecnologia: 1º Fórum Duda destaca design universal e diversidade assistiva com participação da Fatec Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Evento em São Paulo reuniu especialistas e representantes para debater a inclusão de pessoas com deficiência e diversidade assistiva.

Na última quarta-feira, dia 26 de julho, o mini-auditório da Secretaria Estadual da PcD, no bairro da Barra Funda, foi palco do 1º Fórum Duda – Design Universal e Diversidade Assistiva. O evento reuniu participantes, profissionais de diversas áreas e formadores de opinião do segmento da pessoa com deficiência e diversidade assistiva, com o objetivo de promover a união de forças e integração entre esses grupos para fortalecer e reconhecer o segmento dentro do contexto ESG (Ambiental, Social e Governança).

Entre os presentes estavam a secretária municipal da pessoa com deficiência, Silvia Grecco, e representantes da secretaria estadual da PcD de São Paulo. O presidente do Instituto Humanus, entidade promotora do evento, destacou a importância da colaboração entre pessoas com deficiência e pessoas da “diversidade assistiva” – incluindo idosos, obesos, acidentados, pessoas com alta e baixa estatura e gestantes – para avançar na inclusão e acessibilidade.

Uma das informações compartilhadas durante o evento foi a parceria entre o Instituto Humanus, a FATEC Taquaritinga (SP) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A FATEC Taquaritinga será a instituição mantenedora do CB-40, comitê responsável pela elaboração e revisão das normas de acessibilidade, em colaboração com a ABNT.

Diversos especialistas compuseram a mesa de debate, incluindo Rodrigo Rosso (Sistema Reação de Comunicação), Luciana Ferrarezi (FATEC), o juiz de direito aposentado Gersino Prado, o arquiteto Maycon Fogliene, Carol Ignarra (Talento Incluir) e Soraia Monteiro (Acessible Kit).

O 1º Fórum Duda proporcionou uma importante troca de ideias e experiências sobre inclusão e acessibilidade, buscando sensibilizar a sociedade e estimular o desenvolvimento de políticas e ações voltadas para a diversidade assistiva. Eventos como esse contribuem para a construção de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas, independentemente de suas particularidades físicas ou necessidades especiais.

 

Compartilhe esta notícia: